Qui, 13 de Novembro de 2008 11:17

 

A energia das cores

Para dar vida à casa, nada melhor do que se valer do uso das cores. Confira como elas podem influenciar na harmonia do lar, no seu dia-a-dia e até no humor.

Por: Redação Clube Vida Moderna

A maneira como decoramos um ambiente é reflexo de nossa personalidade e humor. É nas mudanças em nosso lar que expressamos um pouco de nossos sentimentos. E elas são sempre bem-vindas, principalmente as que podemos escolher e prepará-las com nossas próprias mãos.

O mais importante é que o resultado torne o ambiente acolhedor e com boas energias.

Um lugar para chamar de seu

A cor é fundamental para manter o equilíbrio da casa. Cada uma delas provoca reações diferentes. Elas são divididas em cores quentes (amarela, laranja, vermelha) e frias (azul, verde, violeta), umas mais leves, outras mais pesadas, calmantes e excitantes, transmitindo sensação de alívio ou de opressão. Por isso, cuidado com a sua escolha. Tudo dependerá da iluminação e do tamanho da casa.

Uma boa dica é partir de uma cor base e, por aí, descobrir tons semelhantes e texturas que combinem com os objetos, móveis e cortinas.

As cores e os significados

São três as cores conhecidas como primárias: vermelha, azul e amarela. No geral são mais ricas e intensas. Já as secundárias, laranja, verde e violeta, são mais ambíguas e tênues.

As cores vivas animam os ambientes tristes e sóbrios. As escuras equilibram o ambiente mais iluminado.

Vermelha

É uma cor intensa, cheia de emoções. Sugere motivação, entusiasmo. É a cor da paixão, da sensualidade e dos impulsos. Cultiva a intimidade, por isso é excelente para quartos de casal. Por ser quente, é ideal para lugares como sala de estar, sala de TV, e até sala de jantar. Não é recomendado em banheiros, lavabos e cozinha, pois pode causar desequilíbrio. Nos quartos, pode ser mesclada com objetos de outras tonalidades neutras.


 

A energia das cores

Para dar vida à casa, nada melhor do que se valer do uso das cores. Confira como elas podem influenciar na harmonia do lar, no seu dia-a-dia e até no humor.

Por: Redação Clube Vida Moderna

Laranja

Laranja é uma cor recheada de significados, tanto em culturas orientais como ocidentais. Flores de laranjeira simbolizam fertilidade. É expressiva e afirmativa. E ainda transmite bênçãos da vida: saúde, vitalidade, criatividade, alegria, confiança, coragem e atitudes positivas. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Utilizada junto ao azul gera força.

Ela segue as recomendações da vermelha com restrição ao uso nos quartos.

Amarela

Cor que se assemelha ao Sol e, portanto, tem poder. Amarelo é a cor da esperança, jovialidade e alegria. É compreensiva e inspiradora. Essa cor favorece a capacidade de decisão. É utilizada em áreas de acesso, salas sociais e quartos de estudo. Recomendada para climas frios, pois gera calor. Evitar em quartos e banheiros.

Verde

A verde nos aproxima da natureza. Há crenças de que ela ajuda a curar. Essa cor transmite energia, equilíbrio, generosidade e cooperação. Atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Transmite segurança e proteção. Ideal para ambientes propícios a tomada de decisões. A cor verde pode ser utilizada em qualquer ambiente. Em banheiros é aconselhável detalhes como toalhas, tapetes e acessórios.

Azul

A azul é inspiradora. Lembra o céu, o mar, as coisas belas da natureza. Transmite paz, confiança, admiração. É uma cor tranqüilizante. Estimula pensamentos claros. É a única cor que tem o poder de desintegrar energias negativas. A azul deve ser usada em ambientes que visem descanso e tranqüilidade, como salas de meditação e quartos. Não deve ser usada em salas de TV, de estar e jantar, pois essa cor não facilita a interação e comunicação entre as pessoas.

Violeta

É o resultado da mistura entre azul e vermelho. Proporciona tons vibrantes e tons suaves também. É a cor símbolo da nobreza. Reflete dignidade e respeito próprio. A violeta representa mistério, expressa individualidade e personalidade. Estimula a espiritualidade e a meditação. Possui grande influência nas emoções e humor. Não se aconselha usar violeta no ambiente inteiro. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade. Tons azulados dessa cor são ideais para meditação.


 

A energia das cores

Para dar vida à casa, nada melhor do que se valer do uso das cores. Confira como elas podem influenciar na harmonia do lar, no seu dia-a-dia e até no humor.

Por: Redação Clube Vida Moderna

Branca e neutras

Tonalidades vindas da cor branca e de cores neutras são elegantes. É o elemento chave para uma composição de cores. Ficam bem com qualquer cor. A branca transmite reflexão total e pode ser usada com liberdade em qualquer cômodo. É purificadora, mas deve-se tomar cuidado, pois um ambiente totalmente branco transmite tédio. As neutras criam ambientes sofisticados e aconchegantes. Objetos decorativos ganham destaque. 

Saiba mais:

Júnia Fongaro - Design de Interiores

Tintas Coral
www.tintascoral.com.br 

 
Leia Mais:
 
 Organize suas roupas
 Transforme sua cozinha
 Não erre na reforma
 Passo-a-passo faxina

 

Receba conteúdo no seu e-mail




Comunidade Sênior

 

Anuncie

Veja o potencial de consumo da população da meia-idade, e aproveite para aproximar a sua empresa ao nosso público.


Leia Mais!

Fale Conosco

Sua sugestão é muito importante para nós. Ajude a melhorar o nosso portal, enviando seus comentários, sugestões e críticas.

 

Leia Mais!

Política de Privacidade

Conheça melhor a política de privacidade do nosso portal.



Leia Mais!

RocketTheme Joomla Templates