Seg, 11 de Maio de 2009 11:20

 

O que é felicidade?

Cada pessoa tem um conceito sobre o que é felicidade e como conquistá-la. A dificuldade está na maneira de como lidamos com as adversidades da vida.  

Por Sirlene Sabóia

Segundo Richard Layard, economista britânico de renome e autor do livro “Felicidade: Lições de uma nova ciência”, existem dois aspectos importantes na nossa filosofia de vida, centrais para atingirmos a felicidade: a forma como interagimos com nós mesmos e a forma como interagimos com os outros. Obviamente as pessoas são mais felizes se forem capazes de apreciar o que têm – seja lá o que for – e se não estiverem sempre a se comparar com os outros.

Algumas pessoas encontram conforto dentro delas mesmas, e muitas relacionam esse conforto a Deus. Na verdade, uma das mais robustas conclusões patente nos estudos levados a cabo por Layard indica que as pessoas que acreditam em Deus são mais felizes. A crença em algo é meio caminho andado para a felicidade.

“Às vezes, conseguimos obter sucesso na vida conquistando muitos bens materiais, mas se para isto a alma não foi trabalhada, a pessoa entra numa insatisfação enorme, não compreendendo o porquê, apesar de tudo, ainda não é feliz, dizendo: - Tenho tudo que sempre quis, mas não sou feliz-. É quando ela confunde o ter com o ser, gerando medo de perder o que conquistou.  Por outro lado, a conquista da alma não pode ser roubada por ninguém, nem por nada. Nisso consiste a segurança interna que se traduz em paz, em felicidade”, esclarece a psicoterapeuta e diretora do Instituto de Psicologia Avançada, Maura de Albanesi.

Daí inicia-se uma corrida insana para obter esses elementos para “ser” feliz, esquecendo-se, às vezes, da ética, da cidadania, do respeito aos outros. O mais importante é que, para obter tudo isso, a pessoa terá que enfrentar determinados desafios internos, por ela esquecidos e até tidos como irrelevantes. A conseqüência é que os resultados esperados não são obtidos, levando-a a sensação de fracasso e, obviamente, culpando alguém por seu insucesso, colocando por terra a tão almejada felicidade.

“A maior felicidade do homem é quando ele enfrenta a si mesmo, reconhece as suas limitações e, num esforço sobre-humano, consegue as transformações que possibilitarão enfrentar os desafios externos”, explica Dra. Maura.

Para enfrentarmos as dificuldades da vida nos é concebido determinados talentos, que postos em ação assertiva, auxiliam-nos na vida.

Quando estamos enfrentando um relacionamento difícil é porque estamos nos deparando com algum desafio interno, como por exemplo, a onipotência, os julgamentos, as críticas, a vaidade de querer estar sempre com a razão e assim por diante. E tudo isso nos distancia da felicidade. Só quando encaramos os nossos monstros internos, podemos nos considerar heróis de verdade e vivenciarmos a esplendorosa felicidade. Todo ser humano é possuidor de recursos naturais (seus próprios talentos e capacidades) para enfrentar os problemas e sair com a vitória da autorrealização e reconhecer que os meios são mais valiosos do que os fins, pois a felicidade está disponível a todos. É só abrir mão de querer coisas apenas (o fim em si) e se empenhar em ser uma pessoa melhor (os meios que nos levam a crescer). Para obter a felicidade é necessária boa dose de sabedoria. Para a Dra. Maura, os ideais e sonhos muitas vezes vão além da sua concretização, servindo como estímulos para continuarmos a caminhada. Se rebaixarmos os nossos ideais a ponto de finalizá-los, perdemos o sentido individual da vida, a motivação, a paixão, caindo num estado depressivo e nos distanciando cada vez mais da felicidade. Manter acesa a chama dos ideais é estar sempre aberto para a felicidade, para novas conquistas, novos desafios, e tudo isso nos mantém vivos. Um homem sem ideal é um homem morto.



 

Receba conteúdo no seu e-mail




Comunidade Sênior

 

Consultores 50+ Viagens

 

 

Anuncie

Veja o potencial de consumo da população da meia-idade, e aproveite para aproximar a sua empresa ao nosso público.


Leia Mais!

Fale Conosco

Sua sugestão é muito importante para nós. Ajude a melhorar o nosso portal, enviando seus comentários, sugestões e críticas.

 

Leia Mais!

Política de Privacidade

Conheça melhor a política de privacidade do nosso portal.



Leia Mais!

RocketTheme Joomla Templates