Qua, 13 de Abril de 2011 00:16

  

Câncer de Mama

O diagnóstico precoce do Câncer de Mama pode salvar a sua vida! A prevenção continua a ser a forma mais eficaz de vencer a doença, que é mais facilmente tratada quando descoberta no início!

Por Dra. Maria Del Carmen G. Molina Wolgien

O Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde estima que, por ano, ocorra mais de 1 milhão e cinquenta mil casos novos de Câncer de Mama em todo o mundo.
 
Estimativas do Ministério da Saúde, para o ano 2010, é de 49.240 novos casos de Câncer de Mama no Brasil, com um número de mortes esperadas em cerca de 11.860. As taxas de mortalidade ainda são elevadas pelo fato de que o diagnóstico do Câncer de Mama continua sendo realizado em estágios avançados da doença.
 
Programas de rastreamento do Câncer de Mama, através de realização de mamografia, têm proporcionado significante redução da mortalidade dessa doença, comprovado em vários estudos clínicos. A detecção precoce do Câncer de Mama, o tratamento e a conscientização das mulheres em procurar um médico especialista assim que notar algum problema nas mamas ou nos exames de rotina consegue mudar essas taxas tão desoladoras.
 
Lei Federal n º 11664/2008 dispõe sobre as ações de saúde relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama, assegurando:
  • Assistência integral à saúde da mulher;
  • Direito a exames de prevenção do câncer do colo uterino nas mulheres sexualmente ativas, independente da idade;
  • Direito à mamografia às mulheres a partir dos 40 anos de idade.
Sabe-se que o Câncer de Mama, quando diagnosticado e tratado precocemente, tem cerca de 95% de chance de cura. Diante disto, fica uma mensagem para todas as mulheres: Tomem atitude!
 
O que é a doença?

O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pela multiplicação anormal de células da mama, configurando-se então, em um tumor maligno. No entanto, é necessário destacar que nem todo tumor de mama é maligno, ou seja, nem todo o nódulo encontrado no seio é câncer.

Normalmente, o câncer de mama pode ser percebido como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar avermelhada ou com aspecto de casca de laranja, e ainda, podem surgir alterações nos mamilos. A região das axilas também deve ser examinada, pois o câncer também pode se manifestar através de nódulos axilares (linfonodos aumentados). Mas, pelo fato dessas alterações não serem necessariamente tumores, torna-se indispensável procurar um médico e realizar a mamografia.

 


 

Receba conteúdo no seu e-mail




Comunidade Sênior

 

Consultores 50+ Viagens

 

 

Anuncie

Veja o potencial de consumo da população da meia-idade, e aproveite para aproximar a sua empresa ao nosso público.


Leia Mais!

Fale Conosco

Sua sugestão é muito importante para nós. Ajude a melhorar o nosso portal, enviando seus comentários, sugestões e críticas.

 

Leia Mais!

Política de Privacidade

Conheça melhor a política de privacidade do nosso portal.



Leia Mais!

RocketTheme Joomla Templates