Com que frequência você deve lavar o cabelo | Dicas e Atualizações

Seu cabelo se torna gorduroso pela mesma razão que o seu rosto se torna oleosa: as glândulas da pele produzem uma substância oleosa, conhecida como gordura. Isto é o que umedece o cabelo e evita que seque.

As glândulas que produzem o sebo (glândulas sebáceas) encontram-se junto às raízes do cabelo, na camada da pele, chamada derme. Canais das glândulas sebáceas que levam ao folículo piloso, que é como o sebo, que sai da pele e chega ao couro cabeludo.

A chave do sebo é esta: cada um de nós produz uma quantidade diferente dele. Tudo, desde a genética e os hormônios, afeta a quantidade de gordura que produzimos. Os hormônios que são responsáveis pela produção extra de gordura são tiradas durante a puberdade, que é o que fez com que muitos de nós tivéssemos cabelos oleosos e acne extra durante esse período tão encantador.

Também lhe pode interessar:

Descubra Usos Para Os Alhos Que Desconocías

12:37

O Que Lhe Provocam As Hormonas No Corpo?

Mantenha longe de Parkinson Com Estes Remédios Naturais

3:14

Aprenda a Reparar Um Zíper Em Um Minuto

Quanto lavagem é adequado?

Se bem que a resposta a esta pergunta é diferente para todos, ninguém precisa lavar o cabelo todos os dias. De fato, lavar o cabelo com muita frequência, pode fazer mais mal do que bem. Lynne Goldberg, dermatologista e diretora da clínica para o cabelo do Boston Medical Center, diz que “é paradoxal, mas as pessoas que lavam muito o cabelo, para se livrar do óleo ressecam o couro cabeludo e produzem mais óleo”.

Além de não lavar o cabelo todos os dias, há outras coisas a ter em conta ao tentar determinar a quantidade correta de lavagem para você. Aqui estão os três principais fatores importantes:

Tipo de pele

Se a sua pele e cabelo estão em algum lugar dentro do normal (não super oleoso e não super seco) para secar, provavelmente, só precisa lavá-lo uma ou duas vezes por semana. Se você tem um couro cabeludo gorduroso, você terá que lavá-lo com mais frequência.

Textura do cabelo

A textura é importante porque afeta a rapidez com que a gordura funciona desde as raízes até o comprimento de seu cabelo. Por exemplo, o cabelo áspero encaracolado ou retarda a propagação do sebo, por isso se o seu cabelo é assim, então, provavelmente, só precisa lavá-lo uma vez por semana.

Por outro lado, aqueles de nós que temos o cabelo fino e liso, teremos que a lavagem com shampoo duas vezes por semana ou mais.

Estilo

Outra coisa a considerar são os ritmos que ele colocou em seu cabelo através do estilo e o tratamento. Se o seu cabelo é processado ou danificado por o penteado, você deve lavá-lo com menos frequência.

Mas isso é algo que você terá que resolver por si mesmo, então não temas experimentar um pouco. Não se lave o cabelo por um par de dias e avalie se você gosta do resultado.

Fonte: sciencealert
Imagens: depositphotos

Leave a Reply